segunda-feira, 30 de maio de 2011

This: a escova de dentes biodegradável que veio do Oriente



Que tal usar uma escova de dentes 100% natural?, foto: Leen Sadder

Que tal trocar a escova dental de plástico por uma feita a partir de uma matéria-prima natural? Pois a designer libanesa Leen Sadder redesenhou uma escova que é exatamente assim: ela é biodegradável e dispensa o uso de pasta de dente.
Só não se assuste com a sua aparência incomum: a This nada mais é do que um Miswak – um galhinho da árvore salvadora pérsica popular como instrumento de higiene bucal no Oriente Médio, no Paquistão e na Índia.

A prática é antiga, mas coube a Sadder redesenhá-la e torná-la um produto para o consumidor ocidental, já que poucas pessoas se animariam com o metódo, para fazer a ponta, de ter que arrancar um pedaço do galho a mordidas depois de cada uso. Por isso, ela criou uma embalagem atraente com uma tampa semelhante a um cortador de charuto. Na hora de escovar os dentes, basta girar a tampa cortante sobre o galho, arrancar a casca protetora e liberar as cerdas com os dedos. Depois é só escovar os dentes normalmente e cortar, após o uso, as cerdas já utilizadas.


Sadder criou uma tampa semelhante a um cortador de charuto, foto: Leen Sadder
O Miswak é tão eficiente quanto outros produtos de higiene bucal. Sua ação pode ser comparada a desinfetantes como o triclosan e o gluconato de clorexidina, pois suas cerdas possuem propriedades antimicrobianas, limpam a boca e evitam o mau hálito. Por isso, algumas pesquisas sugerem que, se usado de maneira correta, o galhinho pode ser até mais eficaz do que as escovas de dente convencionais.

Por enquanto, a escova This ainda não está sendo comercializada, mas outras versões de Miswaks estão à venda na internet.

Fonte: oeco

Nenhum comentário:

Postar um comentário